Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Se mantendo no controle da carne


Palavra de Deus para tua vida hoje: ''Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira ficar reprovado''. 1 Coríntios 9:27.
    Paulo está dizendo aqui, numa tradução livre, "Eu continuo e meu corpo sim, porém o mantenho no chão, na lona, como numa imobilização por uma 'chave', num golpe de jiu-jistu. Estou no controle o tempo todo e meu corpo não pode se mexer''.
    O Espírito Santo, através de Paulo, está dizendo que é possível pregar aos outros e finalmente ser reprovado ou perdido. Ao discutir esta passagem da Escritura vamos olhar brevemente para três coisas: O contexto em que o verso for encontrado, o sentido espiritual de "Eu mantenho o meu corpo, e trazê-lo à submissão", e do significado de "eu mesmo a ser desqualificado ".
    O que traz o seu corpo a sujeição? Ora, o seu espírito, ele não deixou o seu corpo dominá-lo. Pelo contrário, seu espírito dominava seu corpo. Seu espírito ditava as ordens a sua carne.
    Mas Paulo estava advertindo na época, pessoas que pregavam, e não viviam a autenticidade do evangelho em suas ações.
    O contexto dessa passagem, o apóstolo Paulo escreveu nos versículos anteriores da passagem que faz comparações com o atleta. Cita a necessidade de temperança em todas as coisas. O atleta deve manter sob o controle do seu corpo, ou seja, para uma dieta adequada, terá que ter disciplina em seus hábitos, não permitindo que o os desejos do seu corpo venha controlá-lo. Ele deve negar a si mesmo facilidade e auto-indulgência. Esta é uma necessidade, se ele está a lutar por um prêmio ou medalha.
     Paulo agora faz uma aplicação espiritual do que um atleta faz a si mesmo fisicamente. Através do poder do Espírito Santo, condenado à morte os feitos do corpo ao invés de viver de acordo com os desejos da carne (Romanos 8:13). Sua vida é caracterizada pela abnegação e do sofrimento (Mateus 16:24,25). Em outras palavras, o passeio deve ser coerente com o discurso, a prática com a pregação, pois é certamente possível pregar aos outros e ainda ser um náufrago e é certamente possível professar a Cristo e ainda em obras o negam (ver Mateus Tito 7:21-23 e 1:16). Mas aqueles que fazem isso não são aqueles que mantêm o corpo por baixo e colocá-lo em sujeição. O apóstolo não manifestou qualquer receio de que ele não seria capaz de fazer isso.
    Paulo não está se referindo aqui à sua obra ou serviço, mas para si mesmo. A palavra "reprovado" é traduzida da palavra grega "adokemos" e é traduzida como "reprovados" em Romanos 1:28, 2 Coríntios 13:5,6 e outras Escrituras. Em cada uma das Escrituras em que parece que é utilizado apenas por um professor ou uma pessoa não salva. Ela tem então o significado de estar perdido, rejeitado ou desclassificado.
    Em conclusão, então, podemos ver que este foi um solene aviso para aqueles que nos dias de Paulo, estavam pregando entre os coríntios. Paulo fustigava seu corpo e levou em cativeiro. Será que eles? E como muito mais solene em nossos dias como pensamos que os pregadores muitos cujas vidas têm um triste contraste à sua pregação.
    Paulo, portanto, tem em mente apenas o professor de salvação, como ele aplica esse princípio a si mesmo. Ele não tinha medo de si mesmo, mas para aqueles dentre eles que precisava esse aviso. Esta advertência continuou em 1 Coríntios 10, onde o apóstolo mostra que aparentemente a participação de bênçãos espirituais, em si, não garante a salvação ou segurança.
    Não, a única garantia de uma alma é o próprio Cristo. A alma que conhece-Lo como Salvador nunca precisa temer quanto à sua salvação final. "Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com Ele em glória" (Colossenses 3:3-4). Ver também 2 Timóteo 1:12 para a segurança de Paulo de esperança.

Missionário Jocemar

Um comentário:

  1. Palavra de vida a reflexão nos dias de hoje...Que o Senhor nos confirme no ministério de viver e dar-se por Ele e para Ele atravéz dos seus, mas que sejamos autênticos no falar, no andar, naquilo que pregamos, que a nossa advertência seja antes de tudo, para nós mesmos...Amém Pastor, que o Senhor nos conduza na sua graça.

    Jade Lima-AL

    ResponderExcluir