Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

O vaso de Alabastro.

Palavra de Deus para tua vida hoje: ''E, estando Ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com um ungüento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre sua cabeça''. Marcos 14:3
Essa é, sem dúvida, uma das minhas narrativas favoritas dos evangelhos, apesar de ela se repetir em mais dois evangelhos, Mateus e Lucas, ficando de fora do evangelho de João, a mais detalhada é a versão de Marcos. No tocante a história, poderíamos explorar, e extrair vários e lindos sermões desse texto, tamanha é a riqueza teológica. 
    Mas quero falar do vaso de alabastro e não do perfume de nardo puro, que fica para uma outra ocasião. Lembro-me bem quando preguei essa mensagem, na igreja que congregava na época. Pessoas que antes eu nunca vera derramar uma lágrima nos cultos, derrepente diante da revelação dessa palavra, o Espírito Santo quebrou seu coração duro, e fez com viesse à tona anos de prisão emocional, e a sensibilidade espiritual ficou literalmente  a flor da pele.
    O alabastro é uma cerâmica com caracteristicas marcantes; antes de falarmos sobre elas, precisamos conhecer esse material tão usado no mundo bíblico neo testamentário. O Alabastro é o nome aplicado a dois minerais distintos: o gesso (sulfato de cálcio) e a calcite (carbonato de cálcio). O primeiro é o alabastro dos dias atuais; o segundo é o alabastro dos dias de Jesus. Os dois tipos são distintos entre si pela dureza e pela plasticidade. Os utensílios fabricados com esse mineral branco, esculpidos em forma de pequenos vasos sem asas, para queimar perfumes e incensos; tinham a aparência de mármore, mas era translúcido, com fibras transversais, o que dava uma plasticidade excepcional quando refletida uma luz através dele. Ainda hoje existem lustres e arandelas feitos em alabastro, considerados artigos finos em decoração e de valor considerável. 
    Nos dias de Jesus esse vaso usado para armazenar em especial o óleo de nardo puro, era tão valioso, como valioso era o seu conteúdo; e com um detalhe: só se podia usar o perfume, tanto para se ungir (se perfumar), quanto para se queimar incenso, se o vaso fosse quebrado. A mulher, que na história é Maria, irmã de Marta e Lázaro, que há muito guardava esse perfume, nos mostra que devemos dar o nosso melhor e a mais rica adoração, relacionamento, comunhão e dedicação ao Senhor nosso Deus. Na ocasião muitos ficaram revoltados com a atitude dela, mas ela não se importou e quebrou o vaso e despejou todo o unguento em cima da cabeça de Jesus, o que fez com que o perfume escorrese por todo o seu corpo. Isso mesmo, irmãos, o vaso precisava ser quebrado, rompido. Um vaso de alabastro, caracterizado pela sua dureza; tipificando nosso ser, que muitas vezes é duro, mas precisa ser rompido, quebrado, para que o perfume da nossa adoração, culto, devoção, amor ao Senhor, santidade e comunhão plena, venha ser queimado e exalado, e todos possam sentir a essência concentrada do Espírito Santo em nossa vida. Perfumes têm o poder de atrair ou repelir. A pergunta que eu faço hoje a você: já quebrou o seu ser, seu ego, seu eu? Que perfume está exalando? É agradável, atraente; ou repulsivo, repelente? É um perfume digno de ser derramado pelo corpo de Jesus, ou nem mesmo os insetos da terra conseguem se aproximar de você? Que Deus traduza melhor esse texto em nossos corações. Amém. 

Pastor Jocemar de Lima.


Para você que segue meu ministério missionário e projetos que presido no Brasil e fora, e quer contribuir; DOE qualquer quantia nas contas: 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL OU LOTÉRICAS
AGÊNCIA: 4156 OPERAÇÃO: 013 CONTA: 16251-7
Em nome da ASSOCIAÇÃO PROJETO SUPRIR
CNPJ: 15.315.461/0001-20
www.facebook.com/projeto.suprir
45 9908-6758ou

HSBC - AGÊNCIA: 1373 CONTA CORRENTE: 00305-22
Em nome de JOCEMAR BORGES DE LIMA

Um comentário: