Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Porque Deus fica em silêncio quando mais precisamos Dele?

Palavra de Deus para tua vida hoje: ''Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu''. Jó 3:25.
     O livro de Jó é o mais antigo de toda a literatura humana, e pode ser o mais velho de todos os escritos sobre o mistério do sofrimento humano. Ele continua sendo um dos mais profundos. Por que as pessoas sofrem?! Existe algum valor no sofrimento?! É uma questão tão vital, e Deus deu respostas a essa questão muito cedo na história.
     Temos que contar a história primeiro. O livro de Jó abre com uma descrição do personagem principal, o próprio Jó (pronuncia-se Jobe), um homem rico abençoado com uma boa família, uma reputação maravilhosa, e uma vida exemplar de justiça. Com essa informação, que são rapidamente transportados para uma cena no trono de Deus, onde Satanás, o adversário, diz que a justiça do Deus grande de Jó não é surpreendente tendo em vista a maneira que Deus recompensou-o. "Mas agora", diz ele, "estende a mão e tocar tudo o que ele tem, e ele certamente amaldiçoará na tua face!" Deus não faz isso, mas dá a Satanás permissão para fazê-lo.
     Múltiplas tragédias aconteceram em único dia: a perda de seus filhos e toda sua riqueza, num desastre natural e para ladrões. E Jó disse:
     ''Nu saí do ventre de minha mãe,
     E nu voltarei para lá.
     O Senhor o deu eo Senhor o tomou;
     Bendito seja o nome do Senhor".
     "Em tudo isto Jó não pecou, ​​nem Deus o viu como errado."
     Satanás, frustrado, disse à Deus, que isso não seria suficiente para Jó negá-lo, e Deus lhe permite tocar no corpo de Jó. Jó foi afligido com furúnculos grave. Agora esposa de Jó ainda lhe diz que "amaldiçoa esse Deus e morre", mas ele respondeu:
     "Temos recebido o bem de Deus, e não devemos aceitar a adversidade?! Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios".
     A partir deste ponto Jó permanece muito tempo na miséria. Então três amigos se reunem e vão para levar conforto para ele, tamanho era o infortúnio que sentaram-se calmamente com ele por sete dias, enquanto ele raspa seus ferimentos com um caco telha de barro. Então começam a dizer-lhe: Quão terrível deve ter sido o seu pecado, afinal, concluiram: Os seus pecados trouxeram à ele esta tamanha calamidade.
     Li um trabalho de ciências humanas, onde o autor não acreditava em Deus, mas, no entanto, entendeu bem o ponto: Deus não faz contabilidade de dupla entrada. E fui pesquisar e aprendi: contabilidade de dupla entrada sempre entra um débito para combinar com todos os créditos, e vice-versa. Isto é o que os  "consoladores" de Jó queria dizer à ele: seu infortúnio foi resultado direto de seu pecado. Jó entendia de outra forma. A visão da cena detalhada em prosa, na introdução do livro, mostra o oposto; e a verdade no caso de Jó era que sua justiça, fez dele o objeto de atenção do adversário. A Bíblia não ensina que nossas ações boas ou ruins, sempre resultam visivelmente nos resultados bons ou maus.
     Jó é um paradigma de infortúnio: ele perdeu seus filhos, fortuna, e honra, todos em apenas alguns dias. Tudo o que ele tinha deixado era uma esposa irritante e amigos condenatórios. Ele certamente viu injustiça no caso; e ele queria o caso diante de Deus para mostrar que ele não merecia isso. O livro prossegue através de muitas páginas de intercâmbio entre Jó e seus consoladores, no paralelismo característico da poesia hebraica. Nenhuma explicação é próxima.
     Até que o Senhor varre todo o filosofar a com uma entrada súbita e uma das grandes linhas da literatura:
     "Então o Senhor respondeu a Jó de um redemoinho, e disse:
     "Quem é este que escurece o conselho
     Com palavras sem conhecimento?!"
     Os amigos ''consoladores'' sãos de Jó, nunca mais ouviram falar dele, até o final, quando Deus o chama para o seu arrependimento. Isso foi o suficiente para lidar com eles. Deus continua a confrontar os planos de Jó, que queria trazer o seu caso diante de Deus:
     "Agora, prepare-se como um homem;
      Eu te perguntarei, e tu me responde."
Isto introduz várias páginas pitoresca de Deus descrevendo sua majestade; e pequenez de Jó, em comparação, começando com:
     "Onde você estava quando eu lançava os fundamentos da terra?!
     Diga-me, se tens entendimento.
     Quem determinou suas medidas?!
     Certamente você sabe!
     Ou quem estendeu sobre ela o cordel?!
     Ao que foram os seus fundamentos apertados?!
     Ou quem lhe assentou a pedra angular,
     Quando as estrelas da manhã cantaram juntas,
     E todos os filhos de Deus rejubilavam?!"
Finalmente Jó tem outra vez que responder:
     "Então Jó respondeu ao SENHOR e disse:
     "Eu sei que Você pode fazer tudo
     E que nenhum  dos seus objetivos pode ser impedido por alguém
     Você perguntou: "Quem é este que encobre o conselho sem conhecimento?!"
     Por isso falei do que eu não entendia,
     Coisas maravilhosas demais para mim, que eu não sabia.
     Ouça, por favor, e deixe-me falar;
     Você disse: "eu te perguntarei, e tu me respondes".
     Tenho ouvido falar de você pela audição do ouvido,
     Mas agora os meus olhos te vêem.
     Por isso me abomino e me
     E me arrependo no pó e na cinza".
     Sua fortuna foi restaurada e tornou-se pai de mais filhos maravilhosos.
Essa é a história em forma comprimida. Não sei se já aprendi com o livro de Jó, porque os acontecimentos foram nescessários, para levar à uma mudança de circunstância, mas sabemos que ele continuou a confiar em Deus, apesar de sua perplexidade. Suas respostas não foram perfeitas, mas Deus honrou-o no final. Ele nunca teve uma explicação do que Deus estava fazendo, mas ele teve um encontro maravilhoso com Deus, vendo a glória ea majestade de Deus, e reconhecendo que não havia ninguém capaz de trazer uma acusação contra este Criador Todo-Poderoso do universo.
     A primeira lição a ser encontrada no valor do sofrimento, é reconhecer a Deus por quem Ele é. Na verdade, esta é a primeira lição para a compreensão de toda a vida. Ele é soberano (Ele está no comando). Ele tem o direito de transformar nossas circunstâncias como ele quer. Ele é justo e misericordioso, e certamente vai restaurar nossas perdas em algum momento no futuro, se não imediatamente - se nós o reconhecermos por quem Ele é. O conhecimento do próprio Deus é um bem tão grande que supera toda a dor. A resposta de Deus a Jó não foi para explicar tudo, mas para mostrar sua grandeza. E Jó reconheceu como suficiente.

Pastor Jocemar de Lima.


Para você que segue meu ministério missionário e projetos que presido no Brasil e fora, e quer contribuir; DOE qualquer quantia nas contas: 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL OU LOTÉRICAS
AGÊNCIA: 4156 OPERAÇÃO: 013 CONTA: 16251-7
Em nome da ASSOCIAÇÃO PROJETO SUPRIR
CNPJ: 15.315.461/0001-20
www.facebook.com/projeto.suprir
45 9908-6758ou

HSBC - AGÊNCIA: 1373 CONTA CORRENTE: 00305-22
Em nome de JOCEMAR BORGES DE LIMA

Um comentário:

  1. Já fiz um estudo sobre a vida de Jó e o que me fez pensar bastante...aprendi que Jó era um homem, íntegro, reto e que se afastava do mal e como ele andava em retidão, sua luz brilhava muito (no que poderia até ser comparado como uma central elétrica)e que era vista lá do céu...então seu inimigo, que o viu... devido a sua luz brilhante (no meio de um montão de gente só a luz dele é que chamava a atenção), veio apresentar-se perante Deus e começa então a pôr a prova a fé deste homem, que serve para nós como exemplo de fé e pereseverança.

    Que a paz do Senhor Jesus esteja com todos.

    ResponderExcluir