Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Escravo Sim, Preso Jamais

 Palavra de Deus para tua vida hoje: ''Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;
O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.
E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas''. Filemom 1:10-12
   Esta é uma carta do apóstolo Paulo ao irmão Filemon (provavel líder da igreja em Colossos). A igreja se reunia na sua casa e freqüentavam os irmãos Afia e Arquipo. A carta de Paulo, basicamente, era um clamor a Filemon para que recebesse a Onésimo de volta a sua casa (Filemon v. 12). Pode ser que Paulo tenha escrito esta carta na prisão ou ele iniciou a carta se chamando como “prisioneiro de Jesus Cristo”, como um anúncio do que viria adiante. A carta, primeiramente, faz uma longa saudação a Filemon, lembrando do papel que este desempenha na igreja e o amor que ele dispensa aos irmãos, pois os mesmos têm crescido através de sua vida. Após essa lembrança, Paulo faz questão de mencionar que em suas orações sempre lembra de Filemon (Filemon v.1-7). Após essa introdução, Paulo chega no assunto que era o propósito da carta: Onésimo.
    Do versículo 8 ao 22 ele faz algumas considerações importantes:
    - Paulo novamente retoma o termo prisioneiro (v.9) e logo diz que gerou a Onésimo nas suas prisões (v.10).
    - Onésimo já havia estado com Filemon, era um servo e/ou escravo dele (v.15), isto é confirmado por Paulo quando ele se refere não querer permanecer com Onésimo sem a autorização de Filemon (v.13,14)
    - Paulo realçou enfaticamente que, se Onésimo deu algum prejuízo para Filemon, que cobrasse esse prejuízo dele mesmo e não de Onésimo.
    O que podemos compreender disso? Provavelmente, Onésimo era um escravo que fugiu da casa de seu senhor. Nas suas andanças pelo mundo encontrou a Paulo e recebeu a palavra com alegria em seu coração, transformando-se num irmão fiel em Cristo (Colossenses 4:9). Onésimo pode ter fugido por diversas razões, mas uma coisa é certa, ele fugiu porque o dono do seu coração não era Cristo. Entretanto, quando ele conheceu o Senhor Jesus através de Paulo, tudo começou a ser colocado em ordem na sua vida e um dos próximos passos era reconciliar-se com Filemon. Onésimo provavelmente havia conversado muito com Paulo sobre essa situação e estava disposto a voltar a Filemon. Paulo entendeu tão bem a situação ocorrida entre Filemon e Onésimo que sabia que havia grandes chances de Filemon ter ficado com algum prejuízo (tanto material, quanto emocional) quando seu escravo Onésimo fugiu.
    Quando viemos para Cristo, nossas pendências antigas são perdoadas por Ele, mas suas conseqüências são inevitáveis, elas virão. Não sei quanto tempo levou para que Filemon e Onésimo se tornassem cristãos, coincidentemente agora, teriam que congregar na mesma igreja local, o que propiciou uma nova forma de se avaliarem entre si . Isso significa uma única coisa: o Senhor queria restaurar ambos. Onésimo era inútil antes de se converter, pois não servia como colaborador na edificação do corpo de Cristo, mas agora, transformado, seria um “escravo” de grande valor para Filemon, de tal forma que Paulo pede que não o receba como escravo, mas como mais do que isso, como a um irmão. Quando Paulo assim pede para que Filemon o recebesse, ele indicava que, da mesma forma, como ele sentia liberdade de expor o que Filemon deveria fazer, este poderia agir do mesmo modo com o agora irmão Onésimo. Paulo não se detém nas questões legais da época em como tratar um escravo fugido, mas na lei de Deus, que é o amor.
Abraços a Todos.

Pastor Jocemar de Lima.


Para você que segue meu ministério missionário e projetos que presido no Brasil e fora, e quer contribuir; DOE qualquer quantia nas contas: 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL OU LOTÉRICAS
AGÊNCIA: 4156 OPERAÇÃO: 013 CONTA: 16251-7
Em nome da ASSOCIAÇÃO PROJETO SUPRIR
CNPJ: 15.315.461/0001-20
www.facebook.com/projeto.suprir
45 9908-6758ou

HSBC - AGÊNCIA: 1373 CONTA CORRENTE: 00305-22
Em nome de JOCEMAR BORGES DE LIMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário