Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mente: O Útero Do Coração


Palavra de Deus para tua vida: ''...Concebem maldade e geram iniqüdade. Chocam ovos de cobra e tecem teias de aranha. Quem comer seus ovos morre, e de um ovo esmagado sai uma víbora''. Isaías 59:4,5.

“A mente é o útero do coração, e os pensamentos são a semente ou o sêmen”. O profeta Isaías, usa uma expressão diferente, para se referir à ''maquinação da mente''. Ele fala em ''chocar ovos de cobra'' e ''tecer teias de aranha'' (Isaías 59:5), O que é isso? As sementes de serpentes, são pensamentos, que se transformarão em ovos se não forem destruídas de imediato. 
Deus olha o que está acontecendo dentro da mente. Ele julga não a aparência ou o exterior; Ele leva em consideração o coração. O povo estava adorando apenas de lábios, mas a mente deles, estava cheia de coisas ruins. Gritavam amém, toda vez que eram chamados à santidade; pareciam devotos. Mas suas mentes eram ninhos cheios de ovos de áspides; estavam sentados na presença de Deus, mas, chocando maus pensamentos. Teciam teias de aranha com desculpas ''esfarrapadas'' para se entregarem à coisas proibidas. Praticavam atos religiosos, mas suas mentes não estavam purificadas. Pensamentos e imaginação descontrolados não eram levados cativos diante do Senhor.
Precisamos tomar muito cuidado, com os nossos pensamentos, porque se não forem abatidos no momento em que aparecem, podem envenenar a alma. Vejamos alguns textos bíblicos que afirmam que Deus visita e conhece os pensamentos dos homens: Jó 21:27 - ''Eu conheço os pensamentos de vocês''; Salmos 94:11  - ''O SENHOR conhece os pensamentos das pessoas e sabe que eles não valem nada''; Jeremias 17:10 - ''Eu, o SENHOR, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz''; Mateus 9:4 – ''Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração?''.
Estes poucos versos, nos mostram que Deus conhece o que vai na nossa mente. Certo? Agora, leiam comigo: II Coríntios 11:3 - ''Receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo''; Romanos 12:2 - ''Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele''.
Algumas pessoas permitem que o inimigo semeie maus pensamentos em suas mentes, e deixam que esses pensamentos permaneçam lá; não fazem nada em relação a isso, nem reconhecem o perigo. Precisamos estar atentos e acabar com tais pensamentos tão logo apareçam. O apóstolo Paulo nos exorta a “levarmos cativo todo pensamento à obediência de Cristo” II Coríntios 10:5.
Acariciar e tolerar maus pensamentos é chocar serpente. Não devemos permitir que tais pensamentos fiquem vagueando em nossa mente. Precisamos perseguir esses pensamentos e expulsá-los, em Nome de Jesus. 
Não vou conseguir falar de todos os pensamentos maus e perigosos que rondam a nossa mente, mas na medida que o tempo permitir, quero abordar alguns desses maus pensamentos, que querem se aninhar na nossa mente.
1º. Pensamentos de Ressentimentos:
Quando alguém o interpreta mal e diz coisas terríveis a seu respeito, você permite que esses pensamentos passem e repassem em sua mente?
Neste caso, você está concebendo ovos de serpente. Não faça isso. Não brigue com seus acusadores, não reaja, não planeje vingança.  Pare com qualquer pensamento para se auto-justificar. Se continuar ''remoendo'' esses pensamentos, vão conceber um ovo e chocar uma serpente. Isaías 59:5, diz: ''se um dos ovos é quebrado sai dele uma víbora''.
Há membros da mesma família que são inimigos, não se conversam.
Existem crentes que não se falam. Chocaram ovos de serpentes, e elas agora correm soltas em suas mentes, espalhando amargura e veneno.
Você se magoa com facilidade? Ferve por dentro? Se enerva? Fica lá ''cozinhando'' um pensamento? Passa a noite em claro repassando palavra por palavra? Você está correndo sério risco, está sentado sobre ovos de serpentes, concebendo veneno e morte. Em vez disso, deixe que o calcanhar de Cristo esmague a cabeça da serpente. Lance fora o ressentimento, o  ódio, a vingança, tire-os da sua mente.
Lembre-se da experiência do Salmista Davi: ''Os meus inimigos falam mal de mim: Quando morrerá e lhe perecerá o nome? Se algum deles me vem visitar, diz coisas vãs, amontoando no coração malícias; em saindo, é disso que fala. De mim rosnam à uma todos os que me odeiam; engendram males contra mim ... Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar''. Salmo 41:5/9.
2º. Pensamentos Pessimistas (negativistas): 
A nossa mente é fértil, no sentido de pensar ''bobagem'' – que tudo vai dar errado, que ninguém gosta da gente, que todos querem nos prejudicar .... 
Gente que sofre, só em pensar o pior. Não dormem, não comem (ou comem muito).
Isso gera uma tremenda instabilidade, pessimismo, insegurança, medo => que acarreta tormento, confusão e ansiedade. São muito numerosas as áreas que geram em nós negativismo, pessimismo e medo, vejamos algumas:
2.1. Pessimismo no emprego – ''Não sei se dou conta, se consigo, do jeito que vai, serei  a próxima vítima!''
2.2. Pessimismo na economia – ''E se o plano do governo não der certo, se a economia entrar em colapso, como viverei? Como vou pagar minhas contas? Como vou sustentar minha família?''
2.3. Pessimismo nos relacionamentos – ''E se eu não encontrar ninguém que me queira?  E se meu marido/esposa me abandonar? E se meu pai, minha mãe, meu marido, minha esposa, morrer?''
2.4. Pessimismo quanto ao futuro – ''Estou envelhecendo'' – fica fazendo contagem regressiva.
2.5. Pessimismo com respeito a saúde - Qualquer dor, qualquer caroço já pensam no pior.
Vai longe a lista. Todos os pensamentos atemorizantes são fatais se não forem expulsos e mortos. Muitas pessoas estão sentadas sobre um ninho de ovos de temores. Este hábito de alimentar pensamentos de medo precisa cessar antes que ele o destrua, o envenene.
Deus disse a Moisés que não mandasse os medrosos para batalha,
''Qual é o homem medroso e de coração desfalecido? Volte para sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração'' - Deuteronômio 20:8.
Deus vê os pensamentos do pessimista, do negativista, do medroso, como muito contagiosos e destrutivos.
Eis a resposta de Deus a todos que têm medo: ''... lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento..'' I João 4:18.
3º. Pensamentos sensuais:
Não brinque com esse tipo de pensamento. Se você deixar pensamentos sensuais permanecerem em sua mente por pouco tempo que seja, ele assumirá o controle. A palavra de Deus grita de modo literal: ''Lance fora o mal pensamento!'' Não fique 'chocando-o'. Assim que qualquer pensamento sensual, lascivo, de adultério, de prostituição, vier à sua mente, você deve dizer: ''Isso pode me matar,  me destruir. Posso perder a vida e a alma se brincar com ele.'' Corra para o Senhor, clame por purificação da mente. Expulse todo pensamento pecaminoso. Convença-se de que o pecado nasce primeiro na mente.
Poderíamos abordar muitos outros, mas por hora creio que será o suficiente para nos remeter à um hemisfério de reflexão sobre o que temos abrigado em nossa mente; se for serpentes vamos destruí-las, se já houverem ovos, vamos queimá-los!

Pastor Jocemar de Lima.


Para você que segue meu ministério missionário e projetos que presido no Brasil e fora, e quer contribuir; DOE qualquer quantia nas contas: 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL OU LOTÉRICAS
AGÊNCIA: 4156 OPERAÇÃO: 013 CONTA: 16251-7
Em nome da ASSOCIAÇÃO PROJETO SUPRIR
CNPJ: 15.315.461/0001-20
www.facebook.com/projeto.suprir
45 9908-6758ou

HSBC - AGÊNCIA: 1373 CONTA CORRENTE: 00305-22
Em nome de JOCEMAR BORGES DE LIMA





Um comentário:

  1. Deus amaldiou a serpente a partir da hora em que ela insistiu Eva para comer do fruto conhecedor do bem e do mal.

    ResponderExcluir