Jeremias 1.11-12: "Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 'Que é que vês, Jeremias?'. E eu disse: 'Vejo uma vara de amendoeira.'. E disse-me o Senhor: 'Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.'."
Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal - Almeida Revista e Corrigida -, e transcrevendo as suas palavras “ipsis litteris”, a amendoeira é a primeira árvore que brota na primavera. Esta visão subtendia duas coisas: (1) a palavra de Deus através de Jeremias cumprir-se-ia rapidamente, e (2) o povo reconheceria que Deus estava em ação e controlando o curso da história, para cumprir os seus propósitos (cf. a vara de amendoeira de Arão, que brotou, Nm 17.1-10).
Jeremias foi eleito profeta diretamente por Deus. Essencialmente emotivo e sensível a toda ação espiritual, foi um mediador impelido pelo patriotismo e pela fé, adoração e amor por Deus (partindo desse ponto, podemos compreender suas emoções e mensagens,ora contra o seu povo, ora intercedendo junto do Senhor.).
A convicção íntima do chamado divino na vida de Jeremias, foi a força que o impulsionou em seu ministério e, certamente, funcionou como seu apoio e sustento em momentos de desânimo. O profeta Jeremias, passou por momentos muito difíceis no cumprimento do seu chamado. No entanto, Deus estava dizendo: "Jeremias, eu estou vigiando para que a minha palavra, que declarei ao seu respeito, se cumpra. Eu, o Senhor, disse que colocaria as minhas palavras em sua boca e que te faria profeta. Contudo, toda vez que você olhar um ramo de amendoeiras você vai lembrar que, Eu, o Senhor, estou vigiando para que a minha palavra se cumpra! A minha palavra não passará!".
A palavra do Senhor não cairá por terra e não voltará vazia!
Nessa passagem, Deus faz um trocadilho em hebraico; Shaked = vara de amendoeira; Shoked = estou vigiando para cumprir a minha palavra!
Amado, assim como Jeremias, você e eu também temos o chamado do Senhor para que venhamos a cumprir seu propósito.
Se é em nossas limitações que o Senhor nos escolheu, estamos aqui para crermos que nossa força vem Dele e que, assim, podemos nos agarrar às nossas amendoeiras.
O Senhor quer nos lembrar sobre o chamado do Pai celestial em nossas vidas. Antes mesmo de nascermos, Ele já tinha um plano específico em nossas vidas.
A amendoeira significa exatamente esse "marco" que nos leva a recordar dos nossos chamados.
Pare agora, e lembre-se das amendoeiras que o Senhor já colocou na sua vida. Quem sabe uma pregação que você tenha ouvido, quem sabe uma palavra de conforto vinda de algum irmão, uma palavra que você leu ou uma situação que você viveu que tenha sido a amendoeira em sua vida.
Lembre-se das amendoeiras que o Senhor tem colocado em sua vida para lhe falar a respeito do chamado que Ele tem em sua vida.
O Senhor tem uma vida abundante e infinitamente melhor para aqueles que O amam e cumprem com o Seu propósito.
Amados, a graça do Senhor é suficiente para que possamos cumprir com o chamado do Senhor em nossas vidas, assim como Paulo disse 2 Coríntios 12.9-10: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.".
Que possamos estar dispostos a cumprir com o chamado de Deus em nossas vidas, que possamos crer que a palavra do Senhor não cairá e que não venhamos a nos esquecer das amendoeiras que Deus colocou em nossas vidas. Amém!Pastor Jocemar de Lima.
Para você que segue meu ministério missionário e projetos que presido no Brasil e fora, e quer contribuir; DOE qualquer quantia nas contas:
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL OU LOTÉRICAS
AGÊNCIA: 4156 OPERAÇÃO: 013 CONTA: 16251-7
Em nome da ASSOCIAÇÃO PROJETO SUPRIR
CNPJ: 15.315.461/0001-20
www.facebook.com/projeto.suprir
45 9908-6758ou
HSBC - AGÊNCIA: 1373 CONTA CORRENTE: 00305-22
Em nome de JOCEMAR BORGES DE LIMA