Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Você já viu uma amendoeira?

VOCÊ JÁ VIU UMA AMENDOEIRA?

Jeremias 1.11-12: "Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 'Que é que vês, Jeremias?'. E eu disse: 'Vejo uma vara de amendoeira.'. E disse-me o Senhor: 'Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.'."
Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal - Almeida Revista e Corrigida -, e transcrevendo as suas palavras “ipsis litteris”, a amendoeira é a primeira árvore que brota na primavera. Esta visão subtendia duas coisas: (1) a palavra de Deus através de Jeremias cumprir-se-ia rapidamente, e (2) o povo reconheceria que Deus estava em ação e controlando o curso da história, para cumprir os seus propósitos (cf. a vara de amendoeira de Arão, que brotou, Nm 17.1-10).

Jeremias foi eleito profeta diretamente por Deus. Essencialmente emotivo e sensível a toda ação espiritual, foi um mediador impelido pelo patriotismo e pela fé, adoração e amor por Deus (partindo desse ponto, podemos compreender suas emoções e mensagens,ora contra o seu povo, ora intercedendo junto do Senhor.).
A convicção íntima do chamado divino na vida de Jeremias, foi a força que o impulsionou em seu ministério e, certamente, funcionou como seu apoio e sustento em momentos de desânimo. O profeta Jeremias, passou por momentos muito difíceis no cumprimento do seu chamado. No entanto, Deus estava dizendo: "Jeremias, eu estou vigiando para que a minha palavra, que declarei ao seu respeito, se cumpra. Eu, o Senhor, disse que colocaria as minhas palavras em sua boca e que te faria profeta. Contudo, toda vez que você olhar um ramo de amendoeiras você vai lembrar que, Eu, o Senhor, estou vigiando para que a minha palavra se cumpra! A minha palavra não passará!".
A palavra do Senhor não cairá por terra e não voltará vazia!
Nessa passagem, Deus faz um trocadilho em hebraico; Shaked = vara de amendoeira; Shoked = estou vigiando para cumprir a minha palavra!
Amado, assim como Jeremias, você e eu também temos o chamado do Senhor para que venhamos a cumprir seu propósito.
Se é em nossas limitações que o Senhor nos escolheu, estamos aqui para crermos que nossa força vem Dele e que, assim, podemos nos agarrar às nossas amendoeiras.
O Senhor quer nos lembrar sobre o chamado do Pai celestial em nossas vidas. Antes mesmo de nascermos, Ele já tinha um plano específico em nossas vidas.
A amendoeira significa exatamente esse "marco" que nos leva a recordar dos nossos chamados.
Pare agora, e lembre-se das amendoeiras que o Senhor já colocou na sua vida. Quem sabe uma pregação que você tenha ouvido, quem sabe uma palavra de conforto vinda de algum irmão, uma palavra que você leu ou uma situação que você viveu que tenha sido a amendoeira em sua vida.
Lembre-se das amendoeiras que o Senhor tem colocado em sua vida para lhe falar a respeito do chamado que Ele tem em sua vida.
O Senhor tem uma vida abundante e infinitamente melhor para aqueles que O amam e cumprem com o Seu propósito.

Amados, a graça do Senhor é suficiente para que possamos cumprir com o chamado do Senhor em nossas vidas, assim como Paulo disse 2 Coríntios 12.9-10: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.".
Que possamos estar dispostos a cumprir com o chamado de Deus em nossas vidas, que possamos crer que a palavra do Senhor não cairá e que não venhamos a nos esquecer das amendoeiras que Deus colocou em nossas vidas. Amém!

Pastor Jocemar de Lima.


Para você que segue meu ministério missionário e projetos que presido no Brasil e fora, e quer contribuir; DOE qualquer quantia nas contas: 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL OU LOTÉRICAS
AGÊNCIA: 4156 OPERAÇÃO: 013 CONTA: 16251-7
Em nome da ASSOCIAÇÃO PROJETO SUPRIR
CNPJ: 15.315.461/0001-20
www.facebook.com/projeto.suprir
45 9908-6758ou

HSBC - AGÊNCIA: 1373 CONTA CORRENTE: 00305-22
Em nome de JOCEMAR BORGES DE LIMA

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O espírito missionário dos Moravianos

    Palavra de Deus para tua vida hoje: ''Os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra''. Hebreus 11:33-38.
    Há algum tempo atrás, precisava fazer uma pesquisa histórica para um curso de missiologia, quão grande a minha satisfação, quando me deparei com a história dos Moravianos; tanto que, resolvi fazer um resumo de tudo o que foram; como povo e como missionários, abrindo mão muitas vezes, de uma vida ainda nem vivida, mas comprometida com a causa de Cristo.
    Os Moravianos foram os primeiros protestantes a colocar em prática a idéia de que a evangelizacão dos perdidos é dever de toda a igreja, e não somente de uma sociedade ou de alguns individuos.
    Anteriormente, a responsabilidade pela evangelizacão havia sido lançada nos degraus dos governos, através das atividades colonizadoras. 
    Os Moravianos, contudo, criam que as missões são responsabilidade de toda a igreja local.
    Devido ao seu profundo envolvimento, esse pequeno grupo ofereceu mais da metade dos missionários protestantes que deixaram a Europa em todo o século XVIII
De fato a história dos Moravianos antecede a Reforma. Conhecidos originalmente como os Unitas Fratrum, ou a Unidade dos Irmãos, esses cristãos Checos foram os seguidores do mártir John Huss, um reformador antes da Reforma. Ele foi martirizado em 06 de julho de 1415.
Após a morte de Huss, seus seguidores, experimentaram um verdadeiro ressurgimento.
    Eles se reorganizaram no ano de 1457, e no tempo da Reforma havia entre 150 a 200 mil membros em quatrocentas igrejas por toda a Europa Central. Mas, no levante das guerras dos 1600, a Boêmia e Moravia (República Checa) foram dominadas por um rei católico romano, o qual desencadeou uma terrível perseguição contra os Moravianos.
    Foram todos espalhados e se tornaram refugiados. Por quase cem anos procuravam fugir da perseguição. Por causa disso formaram urna poderosa rede de cristãos clandestinos. Quando cruzaram a fronteira da Alemanha, ouviram de um lugar, conhecido como Herrnhut, uma pequena faixa de terra na propriedade de Zinzendorf, e ali se estabeleceram. O trabalho dos Moravianos foi guiado por um número de características que os distinguiram. 
    -Primeiro: eram profundamente dedicados ao Senhor Jesus Cristo e a sua causa.
   -Segundo: os Moravianos abriram o ministério aos leigos e a ministração as mulheres, antecipando Hudson Taylor nessa questão mais de cem anos antes.
   -Terceiro: criaram a estratégia missionária de fazedores de tendas.
   -Quarto: os Moravianos por ser pessoas sofredoras, podiam facilmente se identificar com aqueles que sofriam.
   -Quinto: eles se dirigiam às pessoas receptivas ao evangelho.
    -Sexto: eles colocavam o crescimento do Reino de Cristo acima de uma expansão denominacional.
   -Sétimo: a obra missionária Moraviana era regada de oração.
    Alguém, certa vez, perguntou a um Moraviano o que significa ser um Moraviano. 
Ele respondeu: "ser um Moraviano e promover a causa global de Cristo são a mesma coisa". 
    Que venhamos entender que o evangelho e a causa de Cristo, deve nos mover para o campo. Citando uma afirmação do Dr. Oliver Smith, um grande missiologista: ''Se você, depois de conhecer o evangelho de Cristo, não se importar com evangelismo e missões (local e mundial), existe uma grande chance de você, ainda não ter nascido de novo.''. Que Deus nos abençoe e faça desse texto, um chamado para muitos que estão dormindo em seus macios colchões da indiferença. 

Pastor Jocemar de Lima.


Para você que segue meu ministério missionário e projetos que presido no Brasil e fora, e quer contribuir; DOE qualquer quantia nas contas: 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL OU LOTÉRICAS
AGÊNCIA: 4156 OPERAÇÃO: 013 CONTA: 16251-7
Em nome da ASSOCIAÇÃO PROJETO SUPRIR
CNPJ: 15.315.461/0001-20
www.facebook.com/projeto.suprir
45 9908-6758ou

HSBC - AGÊNCIA: 1373 CONTA CORRENTE: 00305-22
Em nome de JOCEMAR BORGES DE LIMA