
O sábio Salomão já advertia em Provérbios 24:33,34 - ''Um pouco a dormir, um pouco a cochilar; outro pouco deitado de mãos cruzadas, para dormir, Assim te sobrevirá a tua pobreza como um vagabundo, e a tua necessidade como um homem armado'', a possibilidade do dormente ter que pagar caro por exceder o tempo necessário de repouso, ou por se tornar omisso em um estado de alerta, motivado por algum ameaça iminente, é real. O apóstolo Paulo cita Romanos 13:11, como já vimos no texto base, e logo ainda, em Efésios 5.14, ordena: ''Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá''. Paulo conhecia o tempo, como profundo estudioso do tempo e suas profecias, agora convertido, sabia que haveria um tempo, em que a igreja de Cristo viveria um período de sono espiritual, e que como pena, poderia perder terreno para o inferno e consequentemente, assistiria ver os filhos de Deus sendo oprimidos e muitos até se perderem para sempre.

Uma igreja sonolenta não consegue mobilizar seus trabalhadores nas atividades evangelísticas, nem sequer consegue unir os que já estão evangelizando. Vive numa tediosa rotina de trabalhos semanais cansativos e desgastantes, mas uma igreja despertada promove reuniões tão cheias da presença de Deus, que o povo retorna para suas casas lamentando pelo término do culto. O sono espiritual traz conseqüências indesejáveis para o “dorminhoco” e também para o seu próximo, pois pode contagiá-los e amortecer o seu ânimo na obra de Deus. A obra de Deus requer dos trabalhadores uma atitude lúcida e uma postura ativa e vigilante. Mas, como ter lucidez se não estiver acordado? E como ser ativo e vigilante, se não estiver despertado?
Felizmente o despertamento também é contagioso. Quando um crente admite que esteve dormindo e busca o despertamento, e propõe-se a viver uma vida espiritual ativa, seu comportamento vai propagando junto aos vizinhos, gerando na igreja um efeito dominó e provocando um avivamento maravilhoso. O Sono da meia-noite deve ser trocado por vigilância plena, e num revesamento contínuo com todo o corpo de Cristo. Não se pode faltar sentinelas nessa última hora.

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará'' (Mateus 24:3-12).
Que Deus nos abençoe a todos em nome de Jesus, e que o Espírito Santo nos discipline para nos manter acordados e vigilantes até a volta de Jesus. Amém.
Pastor Jocemar de Lima.
Para você que segue meu ministério missionário e projetos que presido no Brasil e fora, e quer contribuir; DOE qualquer quantia nas contas:
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL OU LOTÉRICAS
AGÊNCIA: 4156 OPERAÇÃO: 013 CONTA: 16251-7
Em nome da ASSOCIAÇÃO PROJETO SUPRIR
CNPJ: 15.315.461/0001-20
www.facebook.com/projeto.suprir
45 9908-6758ou
HSBC - AGÊNCIA: 1373 CONTA CORRENTE: 00305-22
Em nome de JOCEMAR BORGES DE LIMA